Eduardo Ramos
Com as altas temperaturas dos últimos dias, lojistas precisam garantir ventiladores próprios para amenizar o calor. Fotos: Eduardo Ramos
Nesta semana, lojistas do Shopping Independência realizaram uma manifestação em frente à prefeitura de Santa Maria para reivindicar e cobrar respostas sobre uma série de serviços que deveriam ser realizados pela CPC Administradora, empresa que faz a gestão do local.
De acordo com representantes do Conselho Gestor, trabalhadores e frequentadores do local enfrentam problemas em razão da redução do quadro de funcionários de áreas como limpeza e segurança, infraestrutura precária e, com a chegada do verão, os aparelhos de ar-condicionado estragados se tornaram uma das maiores preocupações.
Há mais de 10 anos, o comerciante Valdir Mello, 50 anos, trabalha no shopping e faz parte da organização que representa os demais trabalhadores. Segundo ele, com o passar dos anos, a infraestrutura do prédio de três andares passou a apresentar problemas devido a falta de manutenção da empresa responsável.
– Hoje, nossa maior preocupação é o calor. Um ou dois ares-condicionados que funcionam aqui. Trabalhamos na base de ventiladores próprios. É uma condição desumana para quem trabalha e que causa desconforto nos consumidores. Tem gente que passa mal de calor só de entrar aqui dentro. Por isso, cobramos a empresa e também a prefeitura para que tenhamos alguma resposta, alguma mudança, porque realmente está muito difícil – desabafa.
Além do calor, Clebio da Silva, 50, que trabalha em uma das bancas do shopping e também faz parte do Conselho Gestor, diz que a insegurança e a falta de investimento na estrutura do prédio são problemas que precisam ser resolvidos. Para vender os produtos, cada comerciante arca com um custo mensal referente ao aluguel da banca. Os valores variam de R$ 239 a R$ 1000.
– Já sofremos com arrombamentos, tem colegas que tiveram muitos reais de prejuízo. Não temos um vigia. Com a redução de funcionários, poucas pessoas são responsáveis por fazer a limpeza, cuidar da segurança e da organização. E nos andares de cima a situação é ainda pior. Na praça de alimentação, chove dentro, é um calor insuportável, e a limpeza nem se fala, já tivemos até problema com esgoto – ressalta.
Ares-condicionados devem ser instalados em breve, diz prefeitura
Nesta quinta, a prefeitura de Santa Maria se reuniu com representantes da CPC Administradora para repassar as reclamações dos lojistas e buscar soluções conjuntas. Segundo o chefe de gabinete Alexandre Lima, em breve, os ares-condicionados que não funcionam serão retirados para a instalação de 10 novos aparelhos:
– A pauta do ar condicionado é uma das principais e já foram adquiridos 10 novos aparelhos a partir de emendas de alguns vereadores justamente para dar mais dignidade ao trabalho dos lojistas. Porém, dentro do setor público precisamos seguir alguns passos burocráticos que levam algum tempo. A empresa que ganhou o certame ainda está dentro do prazo, previsto para janeiro, para entrega, desinstalação dos aparelhos antigos e instalação dos novos. Estamos intercedendo para que ela antecipe. Entendemos a preocupação com essa época do ano, que é mais quente, e que tem maior movimento de consumidores.
Desde 2010, dezenas de vendedores ambulantes deixaram o famoso camelódromo da Avenida Rio Branco e passaram a trabalhar no prédio histórico ao lado do Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho. Hoje, o Shopping Independência reúne dezenas de bancas de produtos como eletrônicos, roupas, cosméticos e outros variados produtos. A expectativa é que em épocas como final de ano as vendas aumentem.